terça-feira, 27 de abril de 2021

Horror Punk: Gravando de forma artesanal e independente

Hoje vou contar passo a passo a forma como eu gravo minhas músicas. 

Vejo muita gente querendo gravar, registrar suas músicas, mas muitas vezes as condições (ou condições ideias) nunca aparecem, e no fim o tempo passa e a vontade esfria, e nada acontece.

Então que fique claro: NÃO É UM TUTORIAL. NÃO ESTOU QUERENDO ENSINAR NINGUÉM.

É só pra partilhar algo que eu gostaria que tivessem partilhado comigo anos atrás.

Gravo de forma que tenho certeza vai fazer muita gente torcer o nariz, mas foi a forma que eu encontrei de registrar minhas criações e composições, a um custo zero.

Os resultados ficam logicamente muito aquém de uma gravação em estúdio, mas acho que dentro da possibilidade os resultados são bastante aceitáveis. Segue uma música que gravei recentemente, escutem e me digam:

Fazenda do Terror


Passo 1


Gostaria de deixar claro que eu SEI como funciona uma gravação "profissional" de uma música. Na faculdade,tive as matérias "Mùsica e Tecnologia", além das disciplinas práticas "Pratica de Estúdio I" e " Prática de Estúdio II".

Sei também que existem mil programas melhores do que eu uso, e um zilhão de outros caminhos. Mas no fim, foi dessa forma que descobri o que é confortável, facil e divertido PARA MIM.

Eu uso acima de tudo apps gratuitos de celular e programas de computador também gratuitos.

A música acima eu gravei utilizando um app levinho de celular chamado VOICE RECORDER. E o programa de computador AUDACITY, também gratuito e extremamente simples de usar.


Gravando os instrumentos

Durante muito tempo eu tentei montar uma banda. Diante dessa impossibilidade, eu decidi que gravaria todos os instrumentos eu mesmo. 

Primeiro, em um quarto com uma acústica razoável, eu gravo a bateria. Gravo utilizando metrônomo. Como sou péssimo baterista, evito viradas e mudanças de ritmo; gravo tudo reto mais como um guia mesmo.

Gravo no VOICE RECORDER.

Depois eu coloco pra tocar esse audio da bateria, e com o mesmo app gravo o violão ou guitarra bem cima desse audio original.

Em seguida, utilizando o mesmo processo, eu gravo a voz por cima desse audio. Uso um microfone de fone de ouvido mesmo. Coloco dentro de uma caixa de sapatos semi- aberta para dar um reverb e um eco na voz.

Por ultimo, entra o baixo. Nas músicas mais simples, eu mesmo gravo. Se a mùsica é mais complexa, envio o audio para meu amigo Rafael Malardo fazer isso. O cara é um excelente baixista. 


Mixando

Feito isso, eu salvo esse áudio final no Google drive, faço download no computador e aí trabalho no AUDACITY como uma única faixa, colocando alguns efeitos sonoros, e equalizando a mùsica como um todo.


Finalizando

Feito isso, eu crio uma arte para a faixa gravada.

Baixo imagens gratuitas pelo site Freepik, e depois edito no site de diagramação CANVA, também gratuito.


Compartilhando

Aí o ultimo passo é upar a faixa junto com a arte no Bandcamp e também no SoundCloud.


Divulgando


Não tenho muita neura quanto a isso. Divulgo em algumas comunidades de Horror Punk lá fora, no Facebook e Instagram. E em algumas comunidades aqui.

Também faço posts frequentes na minha página pessoal, para apresentar as músicas para um público mais geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFUNTERIA - Messias Negativo (Álbum - 2024) - RESENHA

 E eis que em setembro de 2024, em uma sexta feira 13, somos brindados com um novo disco da banda Difunteria. E olhe que sacada genial da ba...