segunda-feira, 28 de junho de 2021

Horror para além do punk

 Horror Punk é logicamente meu estilo de música predileto. E uma coisa que o horror punk fez foi me fazer prestar atenção a bandas de outros estilos que abordam o tema do terror.

Antes de conhecer o horror punk, eu era mais ligado a cena do Rock Progressivo de nomes como YES, Marillion, Jethro Tull, Renaissance e Emerson, Lake and Palmer, e no Power metal de bandas como Helloween, Angra, Hammerfall, Rhapsody of Fire e Edguy.

Ainda curto muito esses estilos. O horror punk veio se somar a esses estilos, não substituí-los. Mas a descoberta do horror punk lá em 2011, 2012 me fez prestar atenção em outros sons do metal de alguma forma relacionados.

E vou aqui falar de 3 bandas de metal que sempre invadem minhas playlists de horror punk: Alice Cooper, King Diamond e Ghost.


ALICE COOPER

Eu já conhecia Alice Cooper antes, tendo inclusive ouvido discos inteiros do artista. Mas ao contrário da maioria do público roqueiro, eu nunca fui muito ligado no som mais hard rock do músico. Isso mudou quando peguei para escutar os disco do Alice do início dos anos 2000. Discos como "Brutal Planet"(2000), "Dragontown" (2001), "The Eyes" (2003) e "Paranormal" (2017) caíram bem dentro do meu gosto musical. Esses álbuns trazem uma sonoridade menos festiva, mais densa, pesada...adoro a fase pós-2000 do cara!


KING DIAMOND

King Diamond é definitivamente, na minha opinião, o rei do horror quando o assunto é música. Além de ter uma sonoridade que realmente me agrada, muitos dos discos dele trazem histórias muito bem elaboradas, tétricas, e com uma qualidade literária enorme. Costumo dizer que King Diamond é o Stephen King do metal. Tudo dele é incrivelmente bom.


GHOST

Eu nunca vou entender porque o pessoal do rock e metal critica tanto o Ghost. As críticas são no sentido de que o som da banda é leve demais, pop...mas se você pegar algumas das bandas que influênciam o conjunto, como BLUE OYSTER CULT, SIR LORD BALTMORE, e outros, verá que a proposta da banda é condizente  essa vibe. 

Os clipes, as maquiagens, as fantasias...acho todo aspecto visual da banda um absurdo de legal. Eu realmente gosto muito da voz do cara, adoro, parece uma versão hippie do king Diamond (e eu realmente curto uma vibe hiponga... adoro Jeferson Airplane, Strawberry Clock Alarm, e afins).

Enfim... é normal vir algumas músicas dessa galera depois de um som do Blitzkid ou do Pesadelo Brasileiro.....




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...