terça-feira, 29 de agosto de 2023

Resenha Marota: ANJOS REBELDES 2

 Ontem a noite aproveitei a insônia para revisitar o filme de suspense/horror moderno/fantasia ANJOS REBELDES 2, cujo título original é "The Prophecy II" (ou "God's Army II" dependendo do local em que foi lançado).


O primeiro ANJOS REBELDES, escrito e dirigido por Gregory Widen, o mesmo criador de HIGHLANDER 1, é um clássico absoluto, sendo na minha opinião um filme simplesmente perfeito, que conta sobre uma guerra nos céus desencadeada pelo arcanjo  Gabriel, enciumado do amor de Deus pelos Humanos. Gabriel é magnificamente interpretado por Christopher Walken, 

Nesse primeiro filme, Gabriel vem a terra em busca da alma humana mais cruel que já existiu, o general Hawthorne, para se apossar dos conhecimentos necessários para vencer a guerra nos céus, uma vez que humanos entendem mais disso do que os próprios arcanjos.

Mas a alma foi escondida dentro de Maria, uma garotinha que mora em uma reserva indígena. Foi o anjo Simão que a colocou dentro da menina, no intuito de escondê-la longe do alcance de Gabriel.

Apenas um seminarista e agora policial,Thomas Dagget e a professora da reserva Katherine podem impedir Gabriel de conseguir a alma.


Antecedentes 

A princípio, não estava programado uma continuação para o filme 1, uma vez que ele se encerra sem pontas soltas.

Mas, logicamente devido ao grande sucesso da história e acima de tudo à aclamação recebida pelo ator Christopher Walken pelo seu papel, o estúdio então decidiu encomendar uma sequência.

O escritor original, Gregory Widen não se interessou pelo projeto e outros roteiristas foram chamados. A única exigência que o estúdio fez foi que o personagem Gabriel deveria retornar (mesmo tendo morrido no final do filme anterior) e ter grande destaque na história.

O cantor Glen Danzig, então no auge de seu sucesso, foi convidado a interpretar o anjo Samayel, um servo de Gabriel e que morre depois de 30 segundos de tela, sem nenhuma fala.


A História

O ex policial e agora monge recluso Thomas Dagget começa a escrever profecias sobre um filho de um anjo com uma humana - um Nephilim - cujo destino seria unir as diversas facções que ainda guerreavam no céu e unir a Terra com o Paraíso.

Cumprindo a profecia, o anjo Daniyel vem a Terra e seduz a humana Valerie, que engravida.

Paralelo a isso, o próprio Diabo devolve Gabriel à Terra, dizendo que o inferno era pequeno demais para os dois.

Porque Gabriel aparece vivo aqui mesmo depois de ter seu coração arrancado por Lúcifer no filme anterior é um mistério. E uma das regras desse universo é que um anjo morre definitivamente ao ter ser coração arrancado por outro anjo. Mas enfim...

Gabriel, já sabendo da profecia de Thomas, começa a caçar Valerie, pois ele pretende continuar com a guerra nos céus até que não sobrem mais humanos.

Valerie então precisa encontrar, junto com Daniyel, uma maneira de escapar e sobreviver.

Essa fuga os leva até o Éden, atualmente um parque industrial abandonado e sinistro, onde encontram o arcanjo Miguel, que se recusa a protegê-la.


Opinião

Anjos Rebeldes 2 não tem nem 1/3 do charme do seu antecessor. Mas verdade seja dita, o filme possui um roteiro bem interessante que soube trazer muitos elementos novos para a saga, e atuações razoáveis. Christopher Walken mais uma vez brilha e dá um show de atuação, fazendo a gente esquecer que a presença do personagem dele na trama foi feita de forma totalmente forçada.

A direção não tem a classe do primeiro, mas não chega a ser pavorosa. É razoável. A trilha sonora continua muito boa (senda na verdade praticamente a mesma do primeiro filme).

Como pontos negativos eu colocaria o "desprezo" do roteiro por alguns acontecimentos importantes do filme anterior, como a morte de Gabriel, o fim da guerra nos céus, e também a forma como os personagens do anterior que aparecem aqui são tratados quase que de forma irrelevante.

Mas...considerando que foi um filme totalmente feito com o único propósito de arrecadar dinheiro em cima do sucesso do nome, o resultado poderia ter sido bem pior. 

O filme não é uma obra prima (como Anjos Rebeldes 1), mas diverte e acima de tudo expande o universo apresentado de forma interessante. 

O filme 3 seria uma continuação direta dessa história, mas vamos falar dele em um momento futuro. E também tivemos a parte 4, que dividiu opiniões. Logo aparece aqui também.

Nota: 7/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...