domingo, 11 de abril de 2021

2 RESENHAS: Braindead - Back to Horror & Monster Trio - Planeta Terror

 

Braindead - Back to Horror

Ano do Lançamento: 2008

Número de Faixas:4

Origem da banda: Rússia

Nota: 10/10

Capa: Bem bolada

Recomendado para: Everybody...yeahhh....


Essa resenha é Especial, pois temos aqui o primeiro álbum de Horror Punk que escutei na vida.

Era o ano de 2012 quando esbarrei com essas músicas em algum canto obscuro da Internet.

Sempre fui muito fã de rock and roll e Heavy Metal em geral, e foi buscando novas bandas dentro desses estilos que dei de cara com esse disco, que na verdade é um EP.


Na época eu não conhecia Misfits (só conhecia de nome,nunca tinha escutado nada). Minhas escutas estavam focadas em metal melódico de bandas como Helloween, Angra e Edguy, ou em viagens progressivas de bandas como YES, Renaissance, Jetrho Tull. Um som que confesso curto muito até os dias atuais.


Não consigo me lembrar porque diabos esse disco do Braindead chamou minha atenção.


 Apostaria que foi a capa. Enfim.


Mas me lembro perfeitamente de escutar essas músicas pela primeira vez, e daquela sensação de encontrar algo que se encaixa perfeitamente nos nossos gostos pessoais.


Até hoje em dia é o disco de Horror Punk que mais escutei na vida!


São apenas 4 músicas,em pouco mais de 10 minutos de som.

O que temos aqui é aquele tipo de horror punk extremamente melodioso, diria até grudento (no bom sentido), com fortes doses de rockabilly anos 50 no som, especialmente na musica "Night will be  Bright".

As músicas seguem as mesmas estruturas, ou seja, se ouvir a primeira e curtir, as outras serão um deleite.


A produção é ok. Na verdade, eu acho que tem o tipo de produção que eu mais curto no Horror Punk: boa o suficiente para não estragar a escuta, mas não refinada a ponto de parecer outro estilo.

Pode parecer implicância minha...e de fato é!kkkkkkk!

Mas quando pego discos de Horror Punk de produção cristalina e tudo balanceado, como os discos recentes do Argyle Goosby, ou o último Lançamento do Silent Horror, perco a maior parte do interesse imediatamente, pois para mim o "punk" do "Horror Punk" passa por esse viés mais rústico, direto e até mesmo mais intencionalmente menos produzido...se eu quiser som cristalino e produção cara, vou ouvir Emerson Lake and Palmer e Dream Theater!


 As vezes o vocal fica muito baixo em relação ao instrumental, e talvez esse seja o único defeito, mas é algo que não chega a atrapalhar a qualidade das composições.


Interessante é que esse é só um EP. 5 anos depois, a banda lançou um álbum completo, intitulado "five Years Dead",que mesmo tendo uma produção infinitamente melhor, não tem nem metade do charme e da qualidade aqui apresentada.

Atualmente, acredito que a banda não exista mais. Ou talvez eles só estejam em um hiato bemmmmmm longo.

Segue abaixo o link do Bandcamp da banda, onde é possível ouvir esse EP na íntegra:

https://braindeadband.bandcamp.com/album/back-to-the-horror


Monster Trio - Planeta Terror



Ano do Lançamento: 2017

Número de Faixas:13

Origem da banda: Brasil

Nota: 10/10

Capa: Maravilhosa

Recomendado para: Você!


Quando eu era adolescente, havia uma sessão de filmes na rede bandeirantes chamada "CINE TRASH". Era um programa diário que apresentava filmes de terror B e filmes trashs, e que era apresentado por ninguém mais ninguém menos que o Zé do Caixão. 


Foi aí que vi pela primeira vez filmes como "Shakma - Furia Assassina", " A Noite dos Mortos Vivos", "Psycho Cop", entre muitos outros.

Minha paixão pelo Horror de maneira geral começou ali.


Mas...o que isso tem a ver com esse disco da banda Monster Trio?


Bom, é que escutar Planeta Terror é uma Experiência muito próxima a isso.

Pelo menos para mim.

Não apenas pelo assunto tratado.


É mais pelo fato de que era visível que o Zé do Caixão curtia muito aquilo que seria apresentado.

E aqui nesse disco, é claro como água que o Monster Trio gosta muito do gênero.

Só esse fato faria valer a pena escutar o álbum.


Mas dizer que essa seria a maior qualidade da banda seria de uma injustiça tremenda.


A grande qualidade do Monster Trio é que eles são bons. Musicalmente falando.


E digo mais:


Esse, até o presente momento, é meu disco de Horror Punk nacional favorito.

Eu acho tudo nesse álbum simplesmente perfeito.

O timbre de guitarra é incrível, o vocal entrega o que se esperaria. A bateria é precisa.


E as letras são fantásticas, o tipo de letra que mais curto em bandas de Horror Punk: àquelas que versam sobre filmes de terror.

A quantidade de referências nas letras mereceria por si só uma matéria aqui no blog.

"Músicas como "Estranha", "Malditas Múmias" e "Serra elétrica do Inferno" são clássicos absolutos do Horror Punk, e deveriam estar em qualquer coletânea mundial do gênero.


Esse é o segundo disco da banda.

Não ouvi ainda o primeiro, e confesso que nem os posteriores!kkkkkkk! 


Se tiverem metade da qualidade e diversão desse aqui, já terão meu respeito.


Escute!

É fechar os olhos e embarcar em uma viagem ao mundo do Horror.


Aqui o link para o SoundCloud da banda, onde da pra escutar na integra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFUNTERIA - Messias Negativo (Álbum - 2024) - RESENHA

 E eis que em setembro de 2024, em uma sexta feira 13, somos brindados com um novo disco da banda Difunteria. E olhe que sacada genial da ba...