quinta-feira, 8 de abril de 2021

2 Resenhas: Zumbis do Espaço & Beneath the Cellar

Bom, galera, com esse post eu inicio uma nova fase nesse blog. 

Toda semana  serão 2 resenhas de albuns de Horror Punk, sempre de uma banda brasileira e outra de um lançamento estrangeiro.

Primeiramente,as postagens que eram sempre bilíngues serão apenas em português. Faço isso por uma questão prática: tempo. Escrever em 2 línguas decentemente (Google tradutor não vale!) dá muito trabalho. 
Eu moro na zona rural do Interior de São Paulo, eu literalmente passo o dia cuidando de porquinhos, galinhas e cavalos, e sobra bem pouco tempo no fim do dia para meu amado Horror Punk.

A escolha dos álbuns a serem resenhados é totalmente aleatoria; eu estou o TEMPO TODO buscando novos discos e bandas, e vou revisitar minha coleção sem muito método! Teremos desde medalhões como Misfits e Blitzkid até aquela banda de garagem que grava utilizando celular e o Audacity (como eu faço com minha própria banda)/

Hoje vou falar de 2 discos que escuto loucamente:
"Lesions", da banda BENEATH THE CELLAR, e "Monstros Dominantes", da banda ZUMBIS DO ESPAÇO.

"Lesions" - BENEATH THE CELLAR
Ano do Lançamento: 2014
Número de Faixas: 13
Origem da banda: Califórnia
Nota: 9/10
Capa: Bacana!
Recomendado para: Áquele amigo metaleiro que PRECISA conhecer o que é o Horror Punk



Vou ser bem sincero aqui e vou direto ao ponto: esse é um dos discos de Horror Punk mais legais que já ouvi na vida! Isso.

O que mais chama minha atenção ao longo das faixas é a qualidade técnica do instrumental:
 Esqueça aquela ideia de banda punk que tem mais atitude do que técnica; os caras aqui tem sim muita atitude, mas a técnica beira o soberbo. Percebe-se facilmente que os músicos cultivam influencias diretas de outras vertentes musicais, principalmente do HEAVY METAL. 

As bases são sim de Horror Punk, mas cheio de detalhes - licks, riffs, pontes - não tão comuns em albuns de Horror, mas que fazem o fã mais metaleiro se sentir em casa. Bandas excelentes como o The Other, Frankenstein Drag Queens from Planet 13 entre outras tb tem essa influência, mas confesso que o BENEATH THE CELLAR é,na minha opinião, aquela que melhor sabe mesclar essa influência com o Horror Punk mais tradicional á lá Misfits.
Ah,e a maioria das músicas tem solos de guitarra que eu nunca conseguiria tocar.

Mas horror está lá, e o punk tb!


O vocal entrega melodias que fazem qualquer fã do estilo sorrir de orelha a orelha. A impostação da voz lembra um pouco o Danzig em certas passagens, o Argyle em outras e até mesmo o Graves (ai, cacete, por que fui citar esse cara, tenho certeza que você torceu o nariz...estou falando exclusivissimamente do timbre vocal, para ter uma referência...).

Eu acharia o disco perfeito, não fosse a duração de algumas músicas. As vezes elas se estendem em demasia. Algumas músicas poderiam ter metade do tempo e continuariam perfeitas. Com certeza isso se deve a influência metálica. Isso não torna a mùsica desinteressante, apenas acho um alongamento desnecessário de algo que em menos tempo passaria a mesma mensagem.

 Eu não tenho problema nenhum com musicas longas não,eu adoro demais rock progressivo da decada de 70, e escuto tranquilamente musicas do YES ou do EMERSON, LAKE and PALMER com 30 minutos de duração. Apenas acho que musicas longas não combinam muito bem com Horror Punk.

Da pra escutar essa maravilha na integra aqui, no Bandcamp oficial da banda: 





"Monstros Dominantes" - Zumbis do Espaço
Ano do Lançamento: 2019
Número de Faixas: 12 + 1 bônus track
Origem da banda: Brasil
Nota:8,5 /10
Capa: Fenomenal!
Recomendado para: Seres humanos com bom gosto


É sempre um prazer falar do Zumbis do Espaço. Eles são com certeza uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos.

Foi uma paixão que veio aos poucos. Vou ser chato e sei que vou irritar você, mas preciso confessar que não curti muito os primeiros lançamentos da banda; achava as composições muito  legais, mas os vocais me incomodavam demais, tanto no quesito afinação quanto no quesito impostação.

Mas aí os discos foram vindo, e a cada lançamento o vocal foi melhorando e se encontrando consideravelmente, e se tornou, creio eu que no disco Destructus Maximus, um dos pontos fortes da banda. 

E de lá pra frente tem sido assim. Ainda não tenho muita paciência para ouvir os discos antigos (mas admito que tem excelentes composições neles, e um clima de diversão e honestidade que poucas bandas conseguem passar, e sei que são clássicos absolutos do Horror Punk Brasileiro). Mas tem uns 3 ou 4 discos da banda no meu Top 10 de discos favoritos, isso tem sim!

Monstros Dominantes segue a mesma linha dos dois discos anteriores, o maravilhoso "Nós Viemos em Paz" e o fantástico "Em uma Missão de Satanás".
Musicas certeiras e diretas, EXTREMAMENTE bem compostas, bem tocadas e bem cantadas, simples assim.

Tudo com a marca "Zumbis do Espaço".
Ouvir Monstros Dominantes é como pegar uma coletânea com as melhores músicas da banda; são músicas novas,mas tão dentro da estética que nos acostumamos que mesmo na primeira escuta parecem que ja escutamos anteriormente.
Não vou me alongar muito pois sei que quem chegou até aqui sabe do que estou falando!

É impossível que um fã da banda se decepcione com o que é apresentado aqui. 
É um disco tão bom de ouvir que parece ter metade da duração, de tão rápido que parece passar a escuta.
Eu , por algum motivo, deixei passar esse lançamento, e só fiquei sabendo dele poucas semanas atrás.
Estou ouvindo loucamente, para tirar o atraso, e recomendo seriaml




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFUNTERIA - Messias Negativo (Álbum - 2024) - RESENHA

 E eis que em setembro de 2024, em uma sexta feira 13, somos brindados com um novo disco da banda Difunteria. E olhe que sacada genial da ba...