quarta-feira, 7 de julho de 2021

Como contribuir com a cena do Horror Punk nacional? - Parte 1

Olá, pessoal

Sei que esse título é bem auto explicativo, e a maior parte do que eu falarei aqui serão coisas óbvias.

Mas pela importância do tema, acho que é sempre válido lembrar e relembrar.

A cena do Horror Punk nacional é muito produtiva. Temos dezenas de discos fantásticos, de muitas bandas diferentes. E ao mesmo tempo, é uma cena relativamente pequena e independente. E que conta muito com a participação efetiva de todos para prosperar e sobreviver.



Colocarei na forma de tópicos, comentando um pouco sobre cada 1 deles:

1- Ajude a divulgar a cena para ALÉM da cena

De tempos em tempos, coloque nas suas redes sociais um video ou clipe de alguma banda da cena. Pode ser a SUA banda, inclusive. Compartilhe em grupos que não fazem parte da cena, mas que possam ter interesse. O número de pessoas que se interessam pelo genero "horror" é enorme, em filmes, livros e séries. Muitas dessas pessoas são fãs em potencial do nosso estilo, apenas não sabem ainda.


2- Apoie as inciativas dentro da cena

Uma banda da cena lançou video clipe novo? Dê um like. Uma banda fez um post em alguma rede? Comente. Como o Popeye do Sertão Sangrento certa vez me disse, só de alguém na cena ter a coragem de fazer algo já merece nossa aprovação. Se não está sendo passada nenhuma mensagem "torta" ou criminosa, apoie, mesmo que for algo fora do seu gosto pessoal. Se realmente não gostou, invés de parecer um tiozão roqueiro  truzão que não gosta de nada e está com o dedo do "dislike" sempre pronto, entre em contato com a banda em privado, e diga o que você acha que a banda possa fazer para melhorar ainda mais aquilo que você não curtiu. É bem mais trabalhoso do que simplesmente dar um "não curti", mas irá contribuir muito mais.

A cena já é pequena, e se a galera de dentro dela jogar contra uns contra os outros, aí que não vai para a frente mesmo!


3- Compre material oficial que as bandas produzem (se você tiver condições)

Principalmente agora, onde muita gente dentro da cena teve quedas de rendimentos bem significativas. Se você tiver condições, compre o merchandising oficial. Aquele boné , adesivos, cds...


4- Entre em contato com as bandas que você curte

Faça a galera saber que você está curtindo o que ela tem feito. Saber que tem pessoas aí curtindo o seu trampo motiva muito, e se reverte em mais inspiração para que mais material seja produzido.


5- Mostre o seu trabalho

Não tenha medo de mostrar aquilo que você faz que se relaciona com a cena. Se você é desenhista, design, musico...não precisa esperar ficar perfeito. Mostre. Sempre tem gente aí fora, pronto para ver, comentar, curtir, dar o feedback.


6- Não desanime

Continue produzindo. Como dito no primeiro item, tem muita gente que ainda não está na cena que entrará quando conhecer o genero horror punk. Eu sinceramente acho que é uma das vertentes do rock com o maior apelo para além do seu público habitual. Então vale a pena continuar até ver toda essa galera ser abarcada.


Por enquanto é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...