Quando se pensa em streaming de música, logo se pensa no SPOTIFY.
É chique dizer que sua música está no SPOTIFY, eu concordo.
Mas o SPOTIFY é todo voltado para quase que literalmente engolir os artistas independentes, e pretendo mostrar agora isso não com opiniões e "achismos", mas com dados e estatisticas sobre a plataforma. Também vou mostrar alguns indicativos que regulam - de acordo com especialistas - a forma como as plataformas de streaming funcionam, e no fim embasar meu ponto de vista. Por mais satisfação que dê ter sua musica na maior plataforma de streamings do mundo, os resultados práticos para artistas independentes são praticamente nulos.
Quanto paga o spotify por execução?
Os dados mais recentes que encontrei dizem que o Spotify paga 0,00348 dolares a cada reprodução da música. Isso quer dizer que a cada 1000 (mil) reproduções, o artista vai ganhar 3 dolares e 48 centavos. Ah, e por "reprodução" eles só contabilizam quando dura mais de 30 segundos. Qualquer pessoa que escutar sua música por menos tempo que isso não entrará no computo geral.
Obs: Provavelmente deve ter acontecido algum reajuste mais recente, mas nada muito diferente disso não.
Segue abaixo uma lista comparativa entre as diversas plataformas de Streaming, de acordo com o site Tecnoblog.net.
Serviço de streaming | Valor pago por reprodução (em dólar) |
Spotify | 0,00348 |
Apple Music | 0,00675 |
YouTube Content ID | 0,00022 |
Amazon Music Unlimited | 0,01123 |
Deezer | 0,00562 |
Google Play | 0,00554 |
Pandora | 0,00203 |
TIDAL | 0,00876 |
Aqui temos uma outra tabela, comparando com ainda mais plataformas:
Uma pesquisa rapida mostra que as bandas independentes que se destacam dentro da plataforma em 99% das vezes contratam o serviço de DISTRIBUIDORAS DIGITAIS. Empresas como CD BABY e OneRPM, que gerenciam a distribuição das musicas do artista, fazem estudo de marketing (calculando inclusive coisas como o melhor horario para lançarem as musicas, com qual frequência) e principalmente trabalhando o marketing desse material em redes sociais.
ENtrem nos sites dessas Distribuidoras e peçam um Plano de ação gratuito (a CD Baby faz um plano no próprio site como simulação), e vejam a quantidade absurda de coisas que essas empresas fazem. E mesmo com tudo isso, não vai ser toda a banda que vai conseguir monetizar.
Um relatório lançado ano passado sobre o Spotify mostrou que mais de 80% dos artistas inscritos lá ganharam ao LONGO DO ANO TODO menos de um salário mnimo somando os ganhos do ano todo. E na verdade, a maioria desses 80% ganhou muito, muito menos que isso. A maioria das bandas independentes nacionais de rock ganaharam menos de 15 dolares somando tudo ao longo do ano todo.
É muito ingenuidade achar que só colocar a música lá vai fazer "a coisa acontecer".
Agora, enquanto vitrine e local de "estoque" das musicas, até é possível entender que uma banda queira colocar sua música lá.
Não acho errado colocar sua música lá não. Só não entendo darem preferência por divulgar POR LÁ...isso definitivamente é estranho em termos práticos.
Mas uma vez que o publico que a banda vai atingir JÁ é essencialmente o publico que JÁ acompanha a banda, plataformas como youtube cumprem a mesmissima função.
"Qual seria então uma alternativa?"
Vou falar dentro da MINHA experiência enquanto musico independente.
A melhor opção me parece o BANDCAMP. O BANDCAMP é uma plataforma de escuta e venda de músicas, onde o musico fica com a MAIOR porcentagem de cada musica ou produto (é possivel vender outras coisas, como camisetas, canecas, posters...). A plataforma fica apenas com uma pequena porcentagem. É o oposto do que ocorre no Spotify. Você coloca o preço que quiser em sua musica ou produto, inclusive tendo a opção de colocar a opção "Pague quanto quiser".
Além de ser um local gratuito de armazenamento de suas musicas e escuta online, o BANDCAMP foca em projetos independentes. Tudo lá é feito para favorecer o artista e a banda underground.
Os pagamentos são feitos via paypal, e tudo que vc precisa e cadastrar um email.
Funciona? Será que funciona mesmo?
Vou falar dos meus números:
Mesmo tendo um numero ridículo de seguidores no Bandcamp (acho que 8 ou 9 pessoas), não passa um mês sem realizar alguma venda. O preço que coloco nas minhas músicas variam de "Pague quanto quiser" à 5 dólares (album completo).
Meu faturamenteo mensal ali varia de 10 a 30 dólares, ou seja de 50 a 150 reais atualmente. Meu numero de escutas não é nada impressionante: Tenho cerca de 300 reproduções por mês ali, um número muito baixo.
Mas olhem quando comparo com o Spotify:
300 reproduções no Spotify me renderiam 1 dolar e 4 centavos.
No Bandcamp, com esse numero de reproduções ganho de 10 a 30 dolares.
Logicamente, estou comparando coisas diferentes. No Spotify você recebe por reprodução, e no Bandcamp você recebe por venda direta.
Mas mesmo assim, me parece um esquema MUITO mais justo.
Outra vantagem é que no BANDCAMP uma unica pessoa que quiser te apoiar pode realmente te ajudar. Lembro que no primeiro mês no Bandcamp fiz 20 dólares, mas foi a compra de uma unica moça que comprou 5 musicas no esquema PWYW e pagou 20 dolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário