segunda-feira, 11 de setembro de 2023

RESENHA: Os Medonhos - Me Tornei Outro Ser

 Olá, pessoal, tudo bem?

É com grande alegria que hoje apresento uma resenha desse disco maravilhoso da banda Pernambucana "Os Medonhos". O Álbum foi gravado em 2005, e é impressionante como mantém o frescor depois de quase 18 anos. Envelheceu bem demais isso aqui!

Não vou negar: Esse disco entre fácil no meu Top 5 de discos favoritos de Horror Punk de TODOS OS TEMPOS.

Já escutei esse disco dezenas de vezes e não consigo achar um único defeito, e nem parar de ouvir até que chegue a última música.

Vamos começar falando do aspecto técnico do disco: a gravação é ótima e o timbre escolhido para cada instrumento é certeiro. O som de bateria e de guitarra aqui é EXATAMENTE o que as composições pediam. Foram escolhas de timbres e tonalidades muito bem feitas. Os músicos são extremamente competentes, pois por trás da aparente "bagaceira sonora" (no bom sentido) temos musicas bem difíceis de serem executadas. A bateria faz viradas diferentes em todas as músicas, a guitarra faz riffs extremamente rápidos sem nunca deixar o cronômetro para trás. E o vocal é agressivo na medida certa.

Agora vamos as músicas.

O disco abre com "Ataque dos Vermes Malditos", a mais "leve" do disco e uma excelente faixa de abertura. Além, claro, de falar de um dos meus filmes favoritos.

"Medonhos Mutantes" poderia ser facilmente eleita a música mais grudenta da história do Horror Punk BR, com uma melodia maravilhosa e uma letra bem humorada que é impossível não sair cantando antes que a primeira audição termine. E mesmo sendo uma melodia simples, acontece uma modulação totalmente inesperada, que consegue dar um colorido bem legal, sem mudar nada na estrutura. Em resumo, Uma obra prima.

"Onde está seu Poder" é o caos em forma de Horror Punk! Uma pancada certeira, rápida, agressiva, com um vocal insano...que composição, senhoras e senhores, que composição!

"Mentes Insanas" é minha favorita, com mudanças de ritmo constantes, uma certa influência de rock clássico e o vocal com uma impostação fodástica. O trampo de guitarra aqui é irrepreensível.

"Minha Amada" traz influências de Country music, mas dentro de uma roupagem bem punk. E com um refrão maravilhosamente cantado, além de uma mudança brusca que do nada acrescenta elementos de baladas rockabilly ao som. Uma composição complexa e bem realizada.

"Pânico", "Você tem medo de Quê" e Inconsciência Maligna II" entram de cabeça no punk mais visceral. O refrão de "Você tem medo de Quê" fica na sua cabeça muito tempo depois que a música acaba. E "Inconsciência Maligna II" trás fortes elementos de Heavy Metal (ao menos na guitarra), e um "quê" de Motorhead...

E o disco se encerra com uma versão from hell de "Onde está o seu Poder", como se a versão original não fosse caótica o suficiente! E por fim uma faixa bônus chamada "O Herói", outra excelente composição (mas realmente um pouco abaixo das outras).

Em resumo: Um disco que beira a perfeição. Se tivesse que apontar um único defeito, seria o de durar apenas 26 minutos.

Essa é uma escuta OBRIGATÓRIA para todo fã de Horror Punk BR!

Onde escutar? Aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...