sábado, 9 de setembro de 2023

RESENHA: Nekrotério - Surf in Nekrópolis

 E hoje vamos analisar o álbum de 2016 da banda mineira Nekrotério. A banda faz um horror punk pesadíssimo com vocais quase guturais e com influências de psychobilly e surf music.

O disco possui 14 faixas, sendo uma delas um bonus track com um cover de Saturday Night do Misfits.

O disco começa com uma faixa instrumental calcada na Surf music e no psychobilly. É uma introdução bem interessante, pois embora não possua letra, existem alguns gritos e grunhidos ao longo dela que realmente remetem a uma atmosfera de horror.

Em seguida temos "Vestígios na mesa de nekrópsia", onde escutamos de fato todas as características da banda: um som extremamente pesado, guiado pela guitarra e com mudanças bem interessantes de andamento ao longo da canção. Essa musica tem um solo de guitarra caótico que surpreendentemente se encaixa muito bem no conjunto da obra. O vocal é grave, quase gutural na maior parte do tempo. Eu gostei muito do vocal, pena que nessa música as vezes ele fica com um som baixo, tornando difícil de entender o que está sendo cantado. Mas nada que estrague a audição.

A terceira música é "Psycho Girl", uma música cantada em inglês. Essa faixa é muito bacana e não fica a dever em nada ao horror punk cantado em inglês que está sendo feito lá fora.

"Possessão" vem logo na sequência, e tome mais porrada. O refrão é grudento e é difícil não cantar junto logo na segunda vez.

"Mortos Vivos à solta por aí" traz de volta a influência do psychobilly, mas um psychobilly pesadíssimo. Possui um riff de guitarra no refrão que é memorável.

E aí seguimos com uma série de musicas muito boas.

Em um certo momento temos "Contos do Nekrotério", que eu considero a melhor música do disco.

Em resumo: o disco todo é muito bem composto e tocado. A bateria é precisa, a guitarra é bem criativa, o baixo faz o que tem que fazer e tudo funciona muito bem junto.

A produção é boa e acertou em cheio em deixar o som mais "áspero" que combinou bastante com a identidade da banda. Um som mais cristalino iria soar deslocado (isso, claro, é minha opinião).

Mesmo sendo 14 faixas, o disco possui pouco mais de 27 minutos. As musicas são curtas e diretas e não há tempo para "frescuras" musicais aqui. 

É um disco de horror punk que pode com certeza agradar fãs de outras vertentes de musica pesada.

Curiosidade: A música "Difunto Azedo" lembra muito a fase do Titãs do disco Titanomaquia, incluindo no final.

Você pode escutar o álbum aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Official Release: Dominiam - Contos & Lendas (Dungeon Synth Full Album)

 I am proud to announce that my New dungeon synth album was released yesterday. Title: Dominiam - Contos & Lendas Setlist: 1- A Batalha ...