quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Resenha Brasuca: Saturno Prestes

 Olá,  pessoal,  tudo bem com vocês?

Hoje começo uma nova fase aqui no blog, em que irei comentar, indicar e resenhar bandas brasucas para além do horror punk. Então espere ver aqui todos os outros estilos que eu amo tanto: rock progressivo,  doom metal, Black metal, pós-punk, celtic punk...e até estilos menos "óbvios " que eu também curto, como world music, New age, dungeon synth, chiptune.

Por quê?

O principal motivo foi o encerramento do site 80 Minutos, que por anos foi o espaço mais democrático e eclético de crítica musical do país.  

E o segundo motivo é que - vamos ser sinceros - a cena horror punk tanto brasileira como internacional está caminhando a passos de tartaruga, com pouquíssimos lançamentos e pouquíssimas atualizações.  Temos uma infinidade de bandas excelentes na cena, e sei que a maior parte deste "silêncio" da cena é porque a galera está fazendo seus corres e tentando dar conta de tudo. Entendo isso perfeitamente. 

Feitas as devidas explicações, vamos a resenha de hoje.

Banda: SATURNO PRESTES

A banda brasuca acaba de lançar um EP auto-intitulado contendo 4 músicas, totalizando cerca de 18 minutos de música. Aqui o setlist:

1- Saturno Prestes

2- Supernatural

3- Jardins Artificiais

4- O fim da Morte (Cixinesque)

Achei muito bom que a banda disponibilizou o EP em VÁRIAS plataformas diferentes.  No fim da matéria você encontra o link para a audição. 


Qualidade do Áudio 

As músicas tem uma qualidade de produção muito boa. Tudo soa claro e balanceado, algo que nem sempre é fácil de encontrar, ainda mais sabendo que a produção teve muito da atitude "Faça Você Mesmo" envolvida. Gostei muito dos timbres de guitarra e da forma como a voz foi trabalhada. 


Estilo Musical

Não é tão fácil definir o som do Saturno Prestes. O que é muito bom,  pois confere uma identidade toda própria á banda.  No entanto vou tentar colocar aqui como EU classificaria a banda em relação ao que eu costumo escutar:

O elemento mais predominante é o Rock progressivo,  por conta das mudanças de ritmos, harmonias complexas e muitas vezes um som mais técnico. Nas guitarras a timbragem do instrumento me remeteu aos momentos mais viajantes do Steve Vai, e alguns dedilhados me fizeram pensar em Violeta de Outono. A voz é muito afinada e junto com o que foi dito eu senti um certo amor pela MPB da década de 70 e pitadas de BRock dos 80s.

Enfim, a banda tem identidade suficiente pra dizermos que soa como "Saturno Prestes".

Músicas 

1- "Saturno Prestes"

O EP abre com uma introdução que me remeteu imediatamente à Steve Vai. Tanto que por alguns segundos achei que seria uma faixa instrumental.  É uma música com uma vibe meio contemplativa, ainda que a guitarra seja onipresente. Possui alguns backing-vocals bem simples mas que se encaixam perfeitamente no que a música pedia. A guitarra traz algumas dissonâncias muito interessantes e que trazem bastante dinamismo a música de forma simples e eficiente. 


2- "Supernova"

Essa apresenta uma estrutura bem diferente da anterior. Sem introdução,  o vocal já começa com uma melodia quase melancólica em cima de um dedilhado MUITO bonito.

O maior destaque dessa música para mim são os vários momentos em que melodia vocal e guitarra fazem os mesmos caminhos melódicos simultaneamente. A guitarra base apresenta alguns momentos mais pesados que eu acredito que soarão incríveis ao vivo. 


3- "Jardins Artificiais "

Aqui temos a influência do blues falando alto, mas um blues de harmonias ousadas é muito cromatismo. No entanto o destaque vai para os vocais, muito bacanas e que se arrisca em algumas notas mais altas e também investe um pouco no drive em algumas passagens,  com resultados muito acima do satisfatório. 


4- "O fim da Morte (Cixinesque)"

E por fim chegamos aquela que considero a melhor música do EP,  um épico com mais de 8 minutos onde tudo que apareceu nas músicas anteriores se repete aqui potencializado. Meu destaque aqui vai para a Letra, extremamente evocativa, e para a interpretação vocal, que considero aqui primorosa. É cheia de mudanças de ritmos.


Considerações Finais

Um EP excelente.  O único defeito é durar apenas 18 minutos. 

Com certeza a Saturno Prestes promete entregar muita coisa boa por aí. 


Onde ouvir: Saturno Prestes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...