domingo, 25 de abril de 2021

Horror Punk: até onde vai o gênero, e onde começa outro?

Fato é que existem no mundo centenas e centenas de bandas que fazem Horror Punk. Cada uma delas traz em seus sons influências diversas.



Algumas flertam com o metal. 

Mas o metal possui infinitos subgêneros, e uma banda de Horror punk pode ter influências de Death Metal, Trash metal, black, doom.

Outras se enveredam por sonoridades mais distantes, como Bluegrass, country music, blues.


Existem gêneros de alguma forma próximos ao Horror Punk, como Gothabilly, psychobilly, e quando bandas de Horror Punk buscam sonoridades desses estilos, as vezes classificar o conjunto fica muito, muito difícil.


Pode parecer facil, mas as vezes é bem difícil classificar um grupo. Muitas vezes, a propria banda tem uma opinião diversa do público em geral.


Cito a minha própria banda, a TLHP GRAVEYARD, cujo primeiro disco "Halloween Feelings" foi classificado por um ouvinte da Guatemala como sendo uma banda de rock gótico com influências de Horror Punk, sendo que na minha própria opinião, que sou literalmente a banda inteira, a sonoridade é justamente o contrário. O meu disco "In the Darkness We Hide" por sua vez foi classificado pelos poucos que ouviram como um "rock de estrada". Já pra mim, é Horror punk até o osso.


As vezes eu escrevo resenhas e recebo críticas até agressivas quanto a isso.

Recentemente eu escrevi uma resenha sobre a banda Bermes onde citei o CPM22 como influência, e um amigo meu veio me dizer o quanto isso era absurdo.


Vamos analisar friamente os fatos


Fato é que não existem definições fechadas do que seria Horror punk.

Existem alguns elementos de DEVEM estar presentes: o "Horror" e o "punk". 


Mas dentro desses 2 conceitos, por si só é possível encontrar diferenças enormes. O Punk de um Sex Pistols é bem diferente do punk dos Garotos Podres, e o Horror da Hammer e da Universal nas decadas de 50 e 60 é bem diferente do horror dos filmes trash da decada de 80, que por sua vez é muito diferente do Horror de casos reais como do Maníaco do Parque ou dos canibais de Garanhuns.


Quem quer achar uma definição 100% precisa e imutável só vai estar cagando regra, pura e simplesmente.


E basta lembrar que o nome "Horror Punk" foi cunhado a não muito tempo atrás, ainda que o gênero já existisse há muito tempo.


É por isso que é importante ter variedade não apenas de bandas, mas também de crítica e de opiniões.

O estilo é forte e a cena massa, mas ainda tem pouca gente fazendo resenhas, por exemplo.

.


Pelo fato de eu escrever com uma constância até que obsessiva, muitos pensam que eu gasto muito tempo fazendo isso.

Mal sabem eles que 90% do que eu escrevo é esperando a agua do café esquentar, ou no comercial do filme na tv, ou mesmo no banheiro.


Segundo ponto: no rock e no metal, a maior parte das classificações foram reforçadas muito mais por questões mercadológicas.

As grandes gravadoras precisavam (e ainda precisam) mostrar que o produto que ela está vendendo é PARA VOCÊ. 

Uma prova disso é a banda de rock RUSH. Hoje, quase 50 anos depois, ainda se discute qual o estilo da banda.


"Ah, então você está falando que não existe gênero musical, TLHP? Está falando que não existe Horror Punk então (imagino o cara falando isso com um taco de baseball com um prego na ponta)?"

É claro que não foi isso que eu falei. Quem entendeu isso definitivamente não captou a mensagem.


O que eu disse é que classificações passam por filtros pessoais. Muitos elementos vão ser percebidos de forma igual por todos, mas muitos não.

Quando eu falo que ouvi influência de CPM22 no som do Bermes, eu não estou falando que essa influência existe de fato, apenas o que EU captei.

Talvez a propria banda ache isso um absurdo.

Mas é mùsica.

Mùsica que não gera diferentes Interpretações tem algum problema grave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIFUNTERIA - Messias Negativo (Álbum - 2024) - RESENHA

 E eis que em setembro de 2024, em uma sexta feira 13, somos brindados com um novo disco da banda Difunteria. E olhe que sacada genial da ba...