sábado, 15 de maio de 2021

O Espantalho - Resenha de Livro

A coleção Hora do Espanto é uma série de livros de terror infanto-juvenis escrita pelo autor Edgar J. Hyde.Os livros são relativamente bem sucedidos lá fora, mas aqui no Brasil vejo muita gente falando mal dessa coleção, argumentando que as histórias são muito bestas e que NUNCA dão medo. Acredito que esse tipo argumento venha geralmente de quem não entendeu a essência da proposta da série.


Essa coleção foi feita como um tipo de "cine trash+ sessão da tarde", propositadamente feita para trazer historias de terror totalmente inofensivas. Muita gente compara essa serie com Stephen King ou Clive Baker, e LOGICAMENTE, chega a conclusões bem disparatadas.

Seria o equivalente a analisar um disco do Pink Floyd usando Canibal Corpse como parâmetro de comparação, ou vice versa.

A coleção Hora do Espanto está mais para a série, também infanto-juvenil, Goosebumps.

Temos uma história clássica de espantalho. Todos os elementos que uma história dessas pede está aqui: uma fazenda antiga no meio do nada, uma família inocente, mortes misteriosas se sucedendo, um celeiro. 

Eu, que li a coleção inteira de Edgar J. Hyde, percebo que o autor se diverte muito ao utilizar os clichês do Horror. Invés de tentar ser o novo R.L.Stine ou mesmo o Estevão Rei, me parece que o autor só quer contar uma boa história de espanto, dessas que facilmente seriam contadas em volta de uma fogueira em um acampamento de escoteiros.

Essa despretensiosidade (existe essa palavra?) acaba gerando livros ligeiros e muito agradáveis de se ler. A maioria dos livros da coleção eu li em uma única sentada, e o Espantalho foi nessa pegada.

Essa versão nacional geralmente é encontrada a preços bem acessíveis na internet e em locais como lojas Americanas.

É pra todo mundo?

Não.

Quem busca terror com profundidade,com personagens bem construidos, e algo que realmente passe o sentimento do medo, nem precisa tentar isso aqui. Sério, não há nada disso nesse livro.

Agora quem quer lembrar como era assistir aqueles filmes de terror que passavam na Sessão da Tarde ou no antigo Cinema em Casa, aqui terá um prato cheio de diversão e nostalgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...