terça-feira, 5 de setembro de 2023

Resenha Marota: Anjos Rebeldes 4 (Uprising)

 E hoje vamos de resenha de um filme bem Underground, ainda que seja parte de uma franquia relativamente popular.

Eu confesso que desconhecia a existência dessa 4° parte (e também da 5° parte) até poucos dias atrás.

Encontrar o filme para assistir foi uma outra luta épica. Enfim, de posse do filme e com pipoca, vamos a resenha.

Continuação ou Spin-off?

Anjos Rebeldes 4 não deixa claro se é uma continuação dos anteriores ou um Spin-off totalmente independente. Ainda que a história tenha um plot totalmente novo, existem referências á personagens presentes nos filmes anteriores.

Eu particularmente encaro como um Spin-off. 

Dito isso, tentei assistir sem ficar comparando com os lançamentos que já existiam.


Qual é a história?

A história gira em torno de um tomo místico conhecido como "Lexicon da Profecia", um artefato que tem o poder de registrar o final dos tempos e o resultado da guerra nos céus. Por conta disso, tanto anjos quanto demônios (anjos Caídos) estão aqui na terra em busca de tal livro, que está de posse de uma mulher - Allison - com um passado sombrio e traumático.

O filme tem um tom investigativo, uma vez que a maioria das cenas envolvem o trabalho de um policial, irmão de Allison, e um misterioso agente federal, que mais para frente sabemos exatamente quem era. 

Novas Regras

O filme introduz algumas novas regras a franquia. Por exemplo, nos primeiros filmes cada anjo assumia uma única forma humana, que serviria como seu "avatar", por todo tempo em que ele permanecesse na Terra. 

Já aqui os anjos podem transferir as suas essências para dentro de corpos humanos. Aqui os Anjos também podem se manifestar imaterialmente com muito mais frequência.


O que tem de bom?

Olha, sendo sincero, quando fiquei sabendo que esse filme existia e fui atrás do material promocional dele, logo achei que seria uma bomba completa. E justamente por estar com as expectativas lá embaixo, tive algumas boas surpresas.

O elenco é surpreendentemente bom. São bons atores em interpretações dignas. Algumas cenas inclusive são salvas por esse fator.

Em segundo lugar, o plot original é interessante realmente. Lembra os filmes anteriores sem parecer um Reboot. 

Outro ponto positivo é a locação. O filme se passa em Bucareste, na Romênia, um lugar MUITO bonito e com uma aura de mistério que contribui muito para dar ao filme um ar místico.


O que tem de ruim?

Algumas coisas no roteiro ficam confusas. Por exemplo, um dos anjos é chamado de "Simon", e não fica claro se é o mesmo "Simon" que aparece no primeiro filme.

A direção é um pouco insegura e fica só no básico, deixando cenas que poderiam ser bem dinâmicas (ou simplesmente bonitas) um pouco apagadas.

E o final é totalmente inconclusivo. Mas esse último aspecto pode ser perdoado pois no mesmo ano foi lançado "Anjos Rebeldes 5", que continua a história exatamente onde essa termina aqui.


Balanço Geral

O filme não chega perto do original, mas TB não compromete. Dificilmente alguém irá se empolgar com ele, da mesma forma que dificilmente alguém odiará com todas as forças. O filme tem boas ideias, sendo que algumas são aproveitadas e outras não.

O capítulo 5 ajuda a entender algumas coisas que ficaram soltas aqui, então vou me aprofundar mais na resenha deste.

Nota: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horror Punk Magazine 11 - VOLTAMOS DO ALÉM...

 Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o maior fanzine de Horror punk da América Latina retorna! A frequência será mensal pelos pr...